Nosso lar, a Terra é singular e ela diariamente ocorrem fenónemos naturais que passam despercebidos para a maioria de nós. Planeta Curioso, há uma interessante compilação de alguns dos fenômenos mais estranhos e raros do nosso planeta. Nesta lista, que é a primeira parte de uma série que iremos publicar no futuro nos lembrar o maravilhoso mundo que nos rodeia e nos motivar a cuidar deste belo planeta.
1. Bioluminescência
Começamos essa interessante lista com um fenômeno natural que, além de incrível, é maravilhoso. Trata-Se da bioluminescência. O Que é a bioluminescência? É a produção e a emissão de luz por um organismo vivo, em que o habitat marinho por milhões de plâncton e algas. Ao perturbar algum organismo ocorrem lindas luzes na água. O Curioso, não é? Agora, este fenômeno natural não se limita ao mar, também vemos exemplos de bioluminiscenia na terra, por exemplo, os vaga-lumes.
Você pode ver mais imagens de bioluminescência aqui no Planeta Curioso. Por exemplo, em praias da Suécia e Hong Kong.
2. Supercélula
No Planeta Curioso falamos de acordar de um fenômeno natural. O Que é a supercélula? Uma supercelda ou supercélula (em inglês supercell), é uma imensa tempestade em rotação. Pode durar várias horas, como uma entidade única. Estas tempestades são as mais adequadas para produzir tornados de longa duração e pedaços de granizo do tamanho de uma laranja.
Aqui você encontrará uma galeria de uma incrível tempestade supercélula, aqui mais fotos de supercélula.
3. Rolo de neve (snowrollers)
O “rolo de neve” ocorre quando os ventos fortes recolhem neve úmida e fundem-se ao longo do chão. Ou seja, o solo deve estar coberto por uma camada de gelo e, depois, tem que haver neve molhada solta na parte superior, com uma temperatura perto de zero. Em seguida, os ventos criam belos rolos de neve, que de longe parecem ser bolas de neve, e em alguns casos até parecem donas gigantes de neve.
Um fenômeno muito curioso e estranho, onde entram em jogo fatores como a superfície, o vento forte o suficiente para mover os rolos de neve e da gravidade, por que quase sempre os rolos de neve se desenvolvem nas colinas. Você pode ver uma galeria de fotos de rolos de neve aqui no Planeta Curioso.
4. Arco-íris de fogo
Também chamado de arco circunhorizontal. É muito parecido com um arco-íris, mas mais curto e de maior espessura. É necessário um rigoroso conjunto de condições para que o arco-íris de fogo apareça. Em primeiro lugar, só se produzem nas nuvens cirros de alto nível formados por pequenos cristais de gelo. Para produzir as cores do arco-íris os raios de sol devem entrar em cristais de gelo em um ângulo preciso para dar o efeito prisma do espectro de cores e o sol deve estar a uma altura de, pelo menos, 58 graus sobre o horizonte. Sem estas condições, não é possível acontecer este extraordinário e insual fenômeno natural.
No Planeta Curioso publicar um artigo com fotos de um arco-íris de fogo.
5. Nuvens lenticulares
As nuvens lenticulares se formam os ventos que desciam das montanhas. O vento sopra a maioria das nuvens que vemos no céu, mas as nuvens lenticulares parece que permanecem no mesmo lugar. O ar circulando para cima e sobre a montanha, e quando o ar vai mais longe do topo da montanha, então, forma-se uma nuvem lenticular, em seguida, o ar evapora o lado que está mais longe da montanha. Aqui uma explicação mais detalhado de como se formam as nuvens lenticulares.
6. Auroras
Alaskan firebird aurora. (Caters News/CJ Kale)
As auroras são formados quando uma ejeção de massa solar se choca com os pólos norte e sul da magnetosfera terrestre, produzindo uma luz difusa, mas predominante projetada na ionosfera terrestre. Esta luz se vê de cores, por estes átomos. Quer mais informações? Recomendamos este artigo: Por que e como são as formas de auroras.
7. Tornado de fogo
Este é outro raro fenômeno natural que ocorre na Terra. Não é nada comum, mas quando acontece, pode ser perigoso. O terrível redemoinho ou tornado de fogo ocorre quando o ar quente entra em contato com o fogo no chão. Embora os redemoinhos de fogo são conhecidos por durar apenas um par de minutos, em 2012, lemos o caso de um tornado de fogo, que durou 40 minutos, na Austrália, as fotos que você verá nesse relatório são surpreendentes.
Também convidamos você a ver este experimento, como fazer um tornado de fogo usando 11 ventiladores.
8. Halo solar
O halo é causado por partículas de gelo em suspensão na troposfera que refratam a luz fazendo um espectro circular de cores ao redor do sol. Há também halos lunares. Os fotógrafos aproveitam esses estranhos fenômenos para fazer fotos incríveis como essa de um halo solar na Califórnia. Em Shanghai se deu o caso de que, ao mesmo tempo, via-se um arco-íris ao contrário. As fotos são curiosas.
9. Skypunch ou buraco fallstreak.
Simplesmente, este fenômeno é o resultado de uma combinação de baixas temperaturas, o tráfego aéreo e a estabilidade atmosférica, que seja algo incomum. Quando os cristais se formam a partir da água superhelada, os cristais e as pequenas gotas de água que os rodeiam se evaporam, de repente, deixando um buraco na nuvem.
Há alguns dias lemos esta notícia a invulgar formação de nuvens que surpreendeu a Califórnia.
10. As colunas basálticas