O Prouni – Programa Universidade Para Todos, foi criado pelo Governo Brasileiro de modo a oferecer bolsas de estudos para estudantes que não possuem condição de pagar uma instituição privada, sendo assim, selecionados por meio do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
Muitas pessoas criticam esses programas do governo, porém, é importante destacar que na maioria das vezes, essa é a única maneira que determinados jovens podem ter acesso a uma instituição de nível superior.
Como funciona o Prouni?
O Prouni é dividido em duas categorias, que vão variar de acordo com a renda do candidato e sua família:
- Bolsa integral: ou seja, cobre o valor de 100% da mensalidade, o aluno não vai pagar absolutamente nada para estudar na faculdade selecionada. Esse tipo de bolsa é destinado para pessoas que possuem uma renda familiar mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa;
- Bolsa parcial: o programa cobre 50% das mensalidades, a outra parte é de responsabilidade do estudante, que ainda possui a possibilidade de parcelar essa outra metade por meio do FIES – porém é necessário estar dentro de alguns pré requisitos específicos. Esse tipo de bolsa é destinado para as pessoas que possuem na família uma renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Os alunos participantes são avaliados de acordo com as notas do ENEM, ou seja, quanto maior for a sua nota nesse programa, mais chances você terá para adentrar na instituição privada que tanto deseja.
É importante ficar de olho nas aberturas das inscrições, que acontecem cerca de duas vezes por ano, uma em cada semestre. A inscrição é completamente gratuita no site do programa.
Para participar do Prouni, é necessário ter participado do Enem na edição anterior, não ter nenhum diploma de ensino superior e estar dentro dos pré requisitos de renda, já citados acima.