Weintraub

ID Estudantil vai ser cancelado? O que acontece com a Medida Provisória vencida

Um dos principais projetos do Ministério da Educação do altamente criticado Weintraub está prestes a morrer na praia. O aplicativo Id Estudantil que garante a carteirinha estudantil digital para identificação estudantil e uso como documento oficial para garantia de meia entrada em eventos culturais grantido ao ensino básico, tecnológico e superior precisaria ser votado a tempo para ter continuidade ao ID Estudantil app. Entretanto, tudo indica que isso não será feito à tempo, o que além de fazer o projeto ser obrigatoriamente cancelado garantirá danos financeiros ao ministério e aos cofres públicos devido o investimento desperdiçado.

O projeto foi aprovado primeiramente por meio de uma Medida Provisória 895/2019. O lançamento do app foi uma justificativa de facilitar a identificação estudantil e para compartilhar informações dos alunos entre os sistemas educacionais que pertencem ao ministério. Entretanto, para que pudesse continuar válida precisaria ser votado no Congresso em até 120 dias, o que não foi feito.

O prazo para ser aprovada era de domingo dia 16 de fevereiro. O problema é que desde o lançamento ninguém mais votou ou discutiu o projeto o que fará com que a data limite seja quebrada e o projeto tenha de ser cancelado, tendo uma aprovação impossibilitada.

Mesmo após o cancelamento será possível uma nova tentativa ou estratégia por parte do ministro par aprovar novamente a carteirinha digital, entretanto, os próprios congressistas que já tem muitas críticas ao ministro veem o projeto como um verdadeiro desastre e não devem fazer grandes esforços para que ele aconteça. O  próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que não negociaria com o chefe da pasta da Educação, pois ele representa o grupo da “bandeira do ódio”.

Em nota, Abraham disse que o governo vai encaminhar um projeto de lei para insistir na emissão do documento, entretanto, além dos próprios congressistas como barreira em seu caminho também terá que lidar com a oposição do próprio projeto, que já prejudicou a UNE e vários outras instituições educacionais desfavoráveis ao app e, mais em específico, aos demais projetos de Weintraub como ministro.

Quanto de prejuízo o governo vai ter com o cancelamento do ID Estudantil?

O dinheiro que já foi gasto para a construção do projeto é de 2,5 milhões somente na divulgação da nova carteirinha digital. A produção do sistema totalizou R$ 1 bilhão. Para se ter uma ideia, o valor gasto com o projeto é o maior gasto publicitário do MEC em 2019, perdendo apenas para a propagando do projeto “Conta Para Mim” que incentiva os pais a lerem para os filhos, que foi no valor de 3,2 milhões e a do Enem 2019 (historicamente o que mais gasta no MEC dada sua importância) que foi um total de 3,1 milhões.

O que acontece com quem já tem a carteirinha digital habilitada?

Já são mais de 3 milhões de downloads do aplicativo feito pelas lojas oficiais de aplicativos e uma média de 270 mil documentos emitidos, segundo o MEC. Desse total, 87 mil foram solicitados somente no último 20 dias – bem próximos à validade da medida provisória. Como não se sabe se o projeto conseguirá manter-se no ar devido à falta de organização dentro do Congresso e, sobretudo, no Ministério da Educação, a MP garante que as carteirinhas digitais valem enquanto o aluno permanecer matriculado na instituição, mesmo que ela não seja votada no Congresso.

Entretanto, não poderão ser feitas novos cadastros caso não seja aprovada a tempo. Desse modo, nem todas as carteirinhas emitidas serão desabilitadas, entretanto, o projeto que era para ser democrático e inclusivo torna-se contraditório e um peso financeiro de um projeto que não foi devidamente estabelecido conforme as regras definidas pela lei.

Em que pé está as acusações contra Weintraub – O que será do Ministro da Educação?

O Ministério da educação do Brasil desencadeou uma tempestade política ao apelar ao público para que denuncie pais, estudantes e professores que “estimulam” os protestos contra cortes orçamentais durante o horário escolar.

O Ministério publicou seu apelo, que continha um link para onde as pessoas poderiam informar em seu site, assim como uma segunda rodada de manifestações contra o corte do financiamento da educação ocorreu em mais de 100 cidades em todo o país na quinta-feira.

A nota, que afirmava que “professores, fornecedores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis não estão autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário escolar”, provocou uma tempestade imediata de críticas sobre o controverso ministro da educação Abraham Weintraub.

Em meio a acusações de totalitarismo incipiente, os políticos da oposição estão se mobilizando para acusar o ministro de abuso de autoridade, enquanto em comentários à mídia local um dos principais promotores federais do país disse que a nota de seu ministério poderia violar a constituição e o estatuto da criança e do adolescente do país.

O Sr. Weintraub iniciou a atual ronda de agitação estudantil ao dizer que estava a reduzir o financiamento para três universidades por causa do que ele disse ser a sua promoção de “confusão” em vez de se concentrar nos padrões académicos. Depois que seu plano inicial foi recebido com indignação, ele abandonou a ideia de punir instituições individuais para revelar um congelamento de financiamento em todo o setor universitário público.

Um acólito do ex-astrólogo virou teórico da conspiração que é o guru de vários ministros do Presidente da extrema-direita Jair Bolsonaro, o Sr. Weintraub prometeu combater o que ele vê como “marxismo cultural” no setor de educação do país.

A nota de quinta-feira também advertiu que as instituições educacionais são proibidas por lei de promover ações organizadas por partidos políticos. O governo de Bolsonaro tem procurado retratar os recentes protestos estudantis como sendo organizados por seus opositores de esquerda.

O ministro já foi acusado por promotores federais por danos morais depois que o acusaram de “discriminação odiosa dirigida aos representantes do movimento estudantil” desde que assumiu o ministério em abril.A acusação inclui como evidência uma conversa que o ministro teve com políticos no nordeste do Estado do Rio Grande do Norte que o questionou sobre a falta de financiamento para serviços básicos de limpeza em universidades locais. O Senhor Deputado Weintraub respondeu que os organismos sindicais de estudantes deveriam ser chamados a limpar as instituições.

como funciona link patrocinado

Como funciona link patrocinado

O link patrocinado é uma estratégia de marketing digital perfeita para empresas que buscam aumentar rapidamente suas vendas, relevância de marca e ROI. Mas, esse ainda é um tema complexo para muitos. Este é o seu caso? Então, confira como funciona o link patrocinado!

 

O que é link patrocinado?

Link patrocinado é um anúncio pago exibido em locais estratégicos de ferramentas de busca, plataformas e redes sociais, direcionado por meio de palavras-chave ou perfis específicos.

 

Como funciona?

Os links patrocinados são trabalhados em resultados de busca do Google, Yahoo e Bing, bem como em comparadores de preço, rede de display, remarketing de sites, entre outros canais.

Tomando os resultados de busca como exemplo, o cliente faz uma campanha na qual escolhe palavras-chave que deseja utilizar em seus links, sempre de acordo com sua área de atuação ou com o que é veiculado no anúncio.

Então, escolhe a forma de pagamento, se CPC (Custo Por Clique) ou CPM (Custo Por Mil). A diferença entre ambas é que no CPC paga-se por clique. No CPM, o pagamento é por mil visualizações.

Mas, não se engane pensando que basta pagar para ter um anúncio bem posicionado em diferentes canais. Todo link patrocinado passa por um “leilão” que estabelece qual será seu posicionamento.

Para conseguir um melhor ranqueamento, são considerados fatores como valor pago, relevância do conteúdo e qualidade do site/anúncio. Por isso, recomenda-se investir em campanha Google Ads e também em outras estratégias simultaneamente, como o marketing de conteúdo e SEO, o que trará um melhor resultado.

 

Por que investir?

O investimento na estratégia de links patrocinados traz resultados em curto prazo. Com os anúncios é possível aumentar o tráfego de sites, capturar leads e convertê-los em vendas, tudo isso rapidamente, com maior chance de retorno.

 

Como criar campanha de link patrocinado?

A maneira mais eficaz é investir na contratação de uma empresa links patrocinados especializada, para elaborar um planejamento que realmente atenda suas necessidades e realizar a administração de links patrocinados adequadamente, trazendo resultados expressivos ao seu negócio.