Com o início do ano letivo, crianças e adolescentes retornam às aulas levando consigo a famosa mochila pesada nas costas, sempre recheada de cadernos, livros e outros materiais escolares.
O que a maioria deles não sabe é que carregar muito peso pode ser perigoso para a saúde, especificamente para a coluna. A seguir, indicamos quais são os riscos e damos uma dica para evitá-los. Confira!
Riscos de usar mochila pesada
Carregar regularmente uma mochila com excesso de peso pode provocar sérios problemas na coluna vertebral, como a escoliose (desvio para um dos lados do tronco), cifose (desvio nas regiões torácica e sacrococcígea) e lordose (desvio nas áreas lombar e cervical), provocando dor, além da má postura.
Tais problemas normalmente são tratados com fisioterapia. Em casos mais graves, recomenda-se uma intervenção cirúrgica e acompanhamento médico por um período para evitar a reincidência.
Além dessas doenças, a mochila pesada também pode prejudicar o crescimento de crianças e adolescentes, porque compromete o desenvolvimento correto da área da coluna vertebral.
Alternativa mais segura às crianças
Mas, será que existe uma alternativa segura para as crianças e adolescentes levarem seus materiais escolares? Sim, há uma, a mochila de rodinha. Esta versão evita sobrecarregar a coluna vertebral e é mais prática de ser transportada.
Tenha um cuidado especial ao escolher a opção perfeita para seus filhos: a altura do puxador da mochila deve ser semelhante à de quem a usa, para evitar a má postura. Prefira um modelo com puxador com altura regulável.
Como levar a mochila de rodinha
O acessório deve ser alternado entre os braços, para evitar a sobrecarga em somente um. Também tome cuidado com a altura do puxador da mochila de rodinha infantil. Caso a criança esteja curvada para o lado ao levar o acessório, tente regular o puxador para evitar a má postura.