Cercas são excelentes investimentos para proteger espaços, minimizando o risco de invasão, roubo e furto. Entre as principais opções de cercamento disponíveis no mercado, destaque para a concertina e a cerca elétrica.
Mas, afinal, qual é a opção mais segura? Aqui, falamos mais sobre os materiais e qual é a melhor alternativa para seu projeto. Confira e saiba qual utilizar para proteger áreas.
Concertina
A concertina é uma espécie de arame farpado, com a diferença de ser muito mais resistente a danos e ter lâminas cortantes / perfurantes. Tais características tornam o material perfeito para ser utilizado na montagem de cercas de proteção.
O motivo disso é simples: a concertina é difícil de ser rompida e pode machucar seriamente o invasor ao tentar a ultrapassagem. Por isso, acaba desestimulando a ação criminosa, sendo uma aposta certeira para proteção e segurança de espaços.
Cerca elétrica
A cerca elétrica é uma barreira de fios de aço que dão choque assim que entram em contato com a pele. Logo, pode machucar ou inibir o invasor, fazendo com que desista da ultrapassagem.
Algumas cercas elétricas têm sistemas integrados de alarme, o que permite acionar uma central de monitoramento e enviar rapidamente a polícia ao local caso haja atividade suspeita. Portanto, é uma alternativa eficaz para ter mais segurança em espaços.
Qual é a mais segura?
Ambas as opções são altamente seguras, protegendo o espaço, seja residencial, comercial, empresarial ou industrial, com eficácia. O que definirá a melhor opção é o orçamento disponível.
A cerca elétrica, por exemplo, costuma ter preço mais elevado e demanda o uso de energia elétrica. Ademais, exige um cuidado e custo maior com manutenção.
Já a cerca de concertina possui preço acessível, especialmente em comparação à elétrica, uma vez que não tem sistema de alarme, não faz uso de energia elétrica e sua manutenção é mais simples.