Tornar a casa mais segura e protegida é o desejo de muitos, afinal, garante mais tranquilidade aos moradores, já que o risco de invasões, furtos e roubos é reduzido.
No entanto, não é todo mundo que sabe como proteger seu lar. Este é o seu caso? Então, confira aqui cinco dicas de segurança residencial e adote todas na sua casa!
-
Identifique pontos cegos e corrija problemas
Uma das principais dicas de segurança para imóveis é identificar pontos cegos e corrigi-los. Mas, o que são esses pontos cegos? São quaisquer locais que podem facilitar a entrada no imóvel, seja por falta de barreiras ou iluminação.
Verifique, por exemplo, portões, portas e janelas, dando uma atenção especial para fechaduras, se estão em boas condições. Em caso negativo, providencie o conserto ou troca.
Em janelas, é possível instalar telas de proteção, para evitar a entrada no imóvel, principalmente se forem voltadas diretamente para a rua. Caso seja um apartamento no andar térreo, as grades nas janelas também são opções de reforço da segurança.
-
Instale um sistema de segurança eletrônico
O sistema de segurança eletrônico conta com o diferencial de usar a tecnologia para inibir e dificultar a ação criminosa. Além disso, possibilita identificar rapidamente qualquer movimento suspeito, podendo encaminhar as autoridades responsáveis ao local para solucionar ocorrências.
Mas, como é o sistema de segurança eletrônico? Trata-se de um conjunto de soluções para proteção do imóvel. Existe a possibilidade de instalar alarmes, fechaduras eletrônicas, sensor de presença e de automatizar a iluminação da casa.
Outro investimento a ser feito é instalar câmeras de segurança com monitoramento a distância e 24 horas, podendo checar todo o imóvel de uma só vez e de forma segura.
O único ponto negativo dessas soluções é que costumam ter preço elevado, seja de instalação ou de manutenção. No entanto, compensam porque ajudam a montar uma estrutura de segurança robusta, aumentando a proteção de bens e moradores da casa.
-
Use vidros temperados
Os vidros temperados são aqueles que passaram por um tratamento térmico ou químico durante sua produção, aumentando sua resistência mecânica. Na prática, isso significa que não se quebram facilmente.
Portanto, o vidro temperado é a melhor alternativa para instalação em janelas dos imóveis, bem como em portas, reduzindo expressivamente a possibilidade de invasão.
Se possível, blinde os vidros. Esta é uma solução com preço elevado, mas é interessante principalmente quando se guarda objetos de valor alto em casa, como joias. Dessa forma é mais fácil impedir furtos e roubos.
-
Tenha portão eletrônico
O portão com abertura e fechamento manuais torna a saída e entrada no imóvel mais propícia à ação criminosa, uma vez que é preciso sair do veículo para realizar esses procedimentos.
Com o portão eletrônico é possível realizar abertura e fechamento de forma automática, sem ficar suscetível a uma ação criminosa, tendo muito mais segurança no dia a dia.
Interessado nesta alternativa para reforçar a segurança de seu lar? Dá para comprar portões automáticos ou instalar o sistema de automatização diretamente no portão que já possui em seu imóvel, realizando as devidas adaptações.
-
Invista em cercas
As cercas são ótimas dicas para segurança em casas porque aliam durabilidade, eficiência e bom custo-benefício, sendo uma alternativa para quem busca soluções com valores que não pesam no orçamento.
Podem ser instaladas em muros e portões, para aumentar a altura dessas estruturas e dificultar a ultrapassagem. Existem diferentes telas de proteção que podem ser utilizadas na montagem de cerca, basta escolher a que melhor atender as necessidades do imóvel.
A tela alambrado é uma das principais opções, com possibilidade de instalá-la em muros baixos ou em pontos cegos como áreas com jardins. É uma alternativa que se destaca por seu preço acessível, sem abrir mão da proteção da área.
Outra solução em cercamento é o gradil, que é uma grade de proteção feita em módulos, estrutura que facilita a instalação da cerca. Chama a atenção por seu design moderno, complementando a decoração externa do imóvel.
No que se refere a reforçar a segurança em muros, a cerca concertina é uma excelente solução. Trata-se de um arame de aço com lâminas de elevado poder de laceração, com potencial grande de provocar machucados durante tentativas de invasão.
A concertina é um material versátil que desempenha muito bem a proteção do imóvel, no entanto se quiser reforçá-la ainda mais existe a possibilidade de investir na concertina eletrificada.
Essa opção combina duas soluções eficientes e que sempre são listadas entre as principais dicas de segurança patrimonial: a concertina e a cerca elétrica, que dá choque ao mínimo contato, afastando o invasor.
O muro com concertina, seja na versão tradicional ou eletrificada, faz a diferença na segurança principalmente em locais considerados pontos cegos, dificultando a ultrapassagem. O melhor? A um preço justo, que não pesa no orçamento da família.
Dica extra: cortinas
Mais do que itens de decoração, as cortinas também proporcionam mais privacidade para o seu lar. Por isso, invista em cortina para sala e para os quartos. Você certamente se sentirá mais seguro(a)!