Ingressar na carreira de Técnico do Seguro Social, cargo oferecido pelo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é o sonho de muitos concurseiros.
E se você também está em busca desta oportunidade, o texto abaixo é para você!
A partir de agora você ficará por dentro de tudo o que precisa saber sobre a função de Técnico do Seguro Social, que teve vagas solicitadas no novo concurso do INSS, previsto para o ano de 2022.
Vamos começar?
Requisitos para participação
Antes de tudo, é preciso que você se adeque a todas as condições impostas pelo órgão para participação.
De acordo com o último edital publicado pelo INSS, para concorrer a uma das vagas como Técnico do Seguro Social foi preciso possuir certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Além deste requisito específico, o edital de 2015 ainda trazia uma lista de exigências básicas para participação. São elas:
– Ser aprovado no concurso público;
– Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
– Estar em gozo dos direitos políticos;
– Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
– Estar quite com as obrigações eleitorais;
– Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
– Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
– Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
– Cumprir as determinações do edital;
– O candidato deve declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deve entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
Técnico do Seguro Social – Atribuições
Para que você possa conhecer um pouco sobre a rotina de trabalho dos servidores do INSS, trouxemos as principais tarefas a serem desempenhadas pelo Técnico do Seguro Social, que compreendem realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente e outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.
Tudo isso para ser desempenhado em uma jornada semanal de 40h.
Remuneração
Ainda de acordo com o último edital, a remuneração oferecida para os servidores foi de R$ 4.886,87, o que correspondia à remuneração bruta, já estando incluído o vencimento básico, a Gratificação de Atividade Executiva – GAE e Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social – GDASS.
Avaliação dos candidatos
Na ocasião das provas referentes ao último concurso, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, compostas por 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos, de acordo com as disciplinas abaixo:
Cargo de Técnico do Seguro Social
Conhecimentos básicos
– Ética no Serviço Público
– Regime Jurídico Único
– Noções de Direito Constitucional
– Noções de Direito Administrativo
– Língua Portuguesa
– Raciocínio Lógico
– Noções de Informática
Conhecimentos específicos
– Seguridade Social
Concorrência candidato x vaga
E para que você possa ter uma ideia sobre a dimensão deste concurso, trouxemos ainda alguns dados relacionados a quantidade de inscritos, que foi de 1.043.087.
Nesta base, também para conhecimento, a concorrência ficou na média de 1.304 candidatos por vaga.
Como conquistar uma vaga de Técnico do Seguro Social
Por se tratar de um concurso muito concorrido, como pode ser observado acima, você já deve ter uma breve noção de que será necessário enfrentar uma preparação intensa.
Portanto, nosso conselho neste sentido é de que você que combine o estudo da teoria com a prática de questões de concurso INSS.
Assim, aliando estes dois métodos, sua preparação se tornará mais completa e eficaz.
Isso porque, a prática com questões permite avaliar os conhecimentos já adquiridos durante o período de estudos, ao mesmo tempo em que possibilita ao concurseiro simular o ambiente de prova, trabalhando aspectos como controle da ansiedade e gerenciamento do tempo.