Por que o 21 de dezembro é o dia mais curto do ano?

Hoje, 21 de dezembro é o dia mais curto do ano, para qualquer pessoa que viva ao norte do equador. Além disso, quando o relógio chegar a 5:44 da manhã de quarta-feira, o solstício de inverno 2016 estará aqui, o dia em que o sol nasce mais tarde e se mete mais cedo.

Mas a que se deve? Aqui deixamos a resposta, mais sete integrantes do fenômeno astronômico!.

Por que o 21 de dezembro é o dia mais curto do ano? Porque em torno desta data, a Terra encontra-se em determinadas posições em sua órbita ao redor do Sol, já que atinge sua posição mais austral. O dia em que isso acontecer, o sol alcança sua máxima declinação sul (-23º 27′), e durante vários dias a sua altura máxima ao meio-dia não muda. Por isso, a esta circunstância é chamado também solstício (‘Sol parado’) de inverno. Nesse instante, no hemisfério sul, inicia-se o verão.
Vamos começar com a lista!
1 O solstício de dezembro é apenas um momento, não um dia inteiro. É o momento exato em que os raios do sol se refletem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio.
2 O solstício, curiosamente, marca o início da estação mais curta, apenas 88,9 dias que vão desde o dia 21 até o equinócio de março, momento em que a Terra está mais perto do Sol.
3 O primeiro dia do inverno meteorológico foi o 1 de dezembro. No entanto, o solstício é considerado como o primeiro dia do inverno astronômico.

4 A falta de exposição aos raios do sol faz com que o solstício de inverno, seja o dia mais escuro do ano, mas não é o mais frio.
5 Para as pessoas no hemisfério norte, em 21 de dezembro será o dia mais curto e a noite mais longa do ano, com exatamente nove horas, 15 minutos e 6 segundos de luz do dia, aqui na Costa Leste.
6 No hemisfério sul, o dia 21 de dezembro será o dia mais longo e a noite mais curta do ano, exatamente o contrário do que está acontecendo no hemisfério norte. (Quarta-feira é o solstício de verão para o hemisfério sul).

Uncategorized