Porque é que nos faz água na boca, quando se nos afigura algo?

“Faz-me da água na boca”, esta é a visão típica frase que usamos quando estamos vendo ou nos oferece algo de comer. Mas porque nos faz água na boca?
Um especialista revela que com o simples fato de sentir ou ver uma comida que nos é de dar água na boca, faz com que se produza mais saliva na nossa boca. Ou seja, o cérebro envia sinais para as glândulas salivares começam a produzir maiores volumes de saliva na presença de uma refeição saborosa.

Em princípio, a salivação humana é um estímulo associado à comida e o seu cheiro, mas o cérebro pode associar a resposta a estímulos de outro tipo, como a vista, um simples lembrança ou outros mais complexos, de acordo com cada experiência pessoal. A salivação humana se vincula a estímulos positivos, a alegria e emoção.
Gordon Proctor, professor em biologia salivar, do King’s College de Londres, explica que nosso cérebro produz mais saliva com apenas o cheiro de um pão, e que, além disso, a saliva contribui para a digestão, já sem ela, seria quase impossível mastigar e engolir alimentos. Protege os dentes de bactérias e diminui a propensão ao desenvolvimento de infecções, como aftas, úlceras e doenças nas gengivas.

Uncategorized