A carta contemplada é uma boa alternativa para quem deseja comprar carro usado. No entanto, não é todo mundo que sabe como utilizá-la. Este é o seu caso? Então, veja como usá-la e aproveitá-la ao máximo.
Como usar a carta contemplada
Pode não parecer, mas o uso da carta contemplada de carro é mais simples do que se pensa. Veja, abaixo, como aproveitá-la da melhor maneira possível para comprar seu veículo usado:
Escolha um vendedor e veículo
Assim que a carta contemplada é liberada, o próximo passo é escolher um vendedor confiável, bem como o veículo que deseja comprar. Normalmente, é possível optar entre carro, moto, caminhão, entre outros.
Se estiver na dúvida se seu consórcio permite a aquisição de modelos variados de veículos, sempre confira o contrato que possui ou confirme a informação com a administradora do consórcio.
Negocie valores
A negociação é uma das etapas mais importantes do uso da carta contemplada. Como a compra é feita à vista, existe a possibilidade de negociar um melhor preço, o que permite comprar veículo usado mais caro e melhor ou contar com uma sobra de crédito.
Essa sobra pode ser utilizada de diferentes maneiras, como para pagamento de seguro, IPVA, instalação de ar condicionado, entre outras melhorias no automóvel.
Em alguns casos, é oferecida a possibilidade de saque do dinheiro que sobrou ou seu uso para pagar parcelas restantes do consórcio, ajudando a diminuir eventuais dívidas. Sempre confira com a administradora se essas opções estão disponíveis.
Comunique sua escolha à administradora do consórcio
Depois de encontrar um vendedor e definir qual veículo deseja adquirir, comunique suas escolhas à administradora do consórcio de veículo, porque ela é a responsável pela operação de pagamento do bem. Quando todo o processo for finalizado, a administradora e o vendedor avisam o comprador e é só retirar o veículo!