A cerca de concertina, era originalmente usada pelo exército, infelizmente, com o aumento decorrente dos assaltos às residências e empresas, aumentou a procura por esse modelo de cerca. Assim, a concertina é uma cerca muito instalada em muros de casas, prédios e empresas, fazendas, sítios e locais de alta segurança, seu objetivo é dificultar a ação dos bandidos. Por isso, essa cerca é feita com lâminas de corte em forma de espiral, possui alta resistência e possui “dentes” em seu entorno.
Aliás, ela também pode ser conhecida por cerca espiral, cerca cortante, cerca ouriço, serpentina, arame farpado em espiral e cerca arredondada. Ao todo existem 5 tipos de concertina:
A concertina simples ou helicoidal: possuem menor quantidade de aspirais e é mais comum em locais de menor risco de invasão.
A concertina dupla ou clipada: possui espirais de clipes feitos de aço e tem menor espaço entre os espirais.
Concertina Flat: seu uso é indicado para alambrados, portões e para arames de aço de alta tensão de ruptura.
Rede laminada: o formato é um pouco diferente, tem uma estrutura de tela, seu uso é comum em áreas maiores, como aeroportos. Não apresenta espirais e é totalmente vertical.
Concertina eletrificada: esse modelo é eletrificado e é recomendado para locais que precisam de alto nível de proteção.
Por fim, ainda podemos citar a concertina colorida, ela não é um modelo e sim uma outra opção para melhorar a estética do ambiente, sem abrir mão da segurança oferecida pela cerca concertina.
Como é feita a instalação da cerca concertina?
Para a instalação da concertina, o ideal é que você busque um profissional, já que se trata de um material altamente cortante! Entretanto, vamos dar algumas dicas sobre o assunto.
A concertina para muro é a mais instalada, você deve colocar a concertina na parte superior do muro e a fixação é feita a cada 5 metros, com auxílio de uma furadeira, buchas e parafusos. Primeiramente, é preciso passar os cabos, ou tensores, que são essenciais para fixar a concertina. Passe a cerca pelo cabo 1 e depois pelo cabo 2, separe os espirais a cada 25 centímetros aproximadamente.
Com o auxílio de um alicate amarre as dobras em um arame fino e fixe nos cabos. Trave os cabos nos postes de apoio e fixe no local de corte indicado. Para finalizar, é essencial verificar a fixação e os espaços entre os espirais. Os muros para instalação da concertina precisam ter no mínimo cerca de 2,10 metros de altura. Isso é essencial para evitar acidentes com crianças, animais e pedestres.
Para que sua casa não fique com um ar de prisão, você pode optar pela concertina colorida. Assim, você aumenta a segurança da sua casa, mas não perde a beleza da fachada. A cor mais popular é a verde, já que as pessoas costumam se harmonizar com vegetação e árvores.
Porque você deve optar por esse modelo de cerca?
No último ano, houve um aumento de quase 35% de roubos nas principais cidades do país. Infelizmente, a polícia não consegue combater o crime com a eficiência necessária. Por isso, precisamos buscar alternativas para tornar nossas residências e empresas mais seguras.
E uma das formas que mais vem trazendo resultado, é a combinação da cerca de concertina com monitoramento eletrônico. A concertina é eficaz contra invasão e reduz e muito as tentativas de roubo, já o monitoramento coage a ação criminosa. Caso queira aumentar ainda mais a proteção a sua residência, recomendamos o uso da concertina elétrica! Se você não tiver certeza do tipo de concertina indicada, pode procurar um consultor de segurança para te ajudar na escolha do modelo.
Onde usar concertina? As principais aplicações da concertina são, áreas residenciais, comerciais, industriais, patrimoniais, fazendas, sítios, áreas de segurança máxima e com restrição proibida.
Dúvidas gerais sobre a concertina
Agora que já falamos como a concertina funciona e os tipos que existem, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse produto. Muitas pessoas se perguntam sobre a manutenção desse modelo de tela concertina, se é necessária e a frequência.
Quando a instalação é feita por um profissional, raramente será necessário realizar qualquer manutenção. A única manutenção necessária é em torno da cerca, verificando o crescimento da vegetação ou galhos ao redor. Entretanto, se o modelo instalado é o com eletricidade, a recomendação é verificar a passagem de corrente elétrica, se há algum fio partido, para manter a eficiência.
A concertina enferruja com facilidade? Não, a concertina é feita com aço galvanizado e possui alta resistência às ações do tempo. Qualidade ou preço, por qual optar? No momento de comprar concertina é essencial optar por qualidade!
Independente do preço, no momento de comprar um material que fará a proteção da sua residência ou empresa, o ideal é sempre optar por qualidade. Sem falar que o investimento ao comprar concertina não é alto, aliás, é menor que o investimento em uma cerca elétrica. Invista na proteção da sua família, instale a cerca concertina e aumente a segurança da sua residência.