ilustração de uma lupa em cima da palavra SEO

O QUE É SEO?

Quando se pensa em tráfego orgânico ou tráfego pago, surge a dúvida de qual é a melhor opção para a sua estratégia e como pode impactar a sua empresa. Em ambos os casos é possível a aplicação do SEO, mas seu retorno possui diferenças.

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas utilizadas no marketing para otimizar sites, blogs e páginas da web. Com isso, busca-se alcançar resultados significativos de forma orgânica.

Além do aumento de tráfego para o site ou blog, tem-se em vista o acréscimo da autoridade da marca em assuntos relacionados ao serviço ou produto ofertado e o crescimento no número de conversões (vendas).

Confira mais sobre como o SEO pode ser implementado para geração de tráfego orgânico neste artigo.

 

O QUE É OTIMIZAÇÃO SEO

O SEO vem com o intuito de alavancar seu posicionamento nos resultados de pesquisa em mecanismos de busca, como o Google ou Bing, de forma orgânica. Isto é, sem a necessidade da criação de anúncios pagos.

Na internet, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, por milhares de pessoas ao redor do globo. Pesquisas essas que visam responder dúvidas, desde coisas do dia a dia até as coisas mais complexas, como a origem do universo.

Nessas buscas, o site de busca estrutura os conteúdos de forma ranqueada, oferecendo as melhores respostas nas posições mais altas. Para se ter uma ideia, os três primeiros links orgânicos que surgem da pesquisa recebem cerca de 30% dos cliques!

Mas, para ter esse resultado, é preciso provar ao mecanismo de busca que você ou a sua empresa tem a melhor resposta e merece aparecer em destaque. Para isso não basta apenas ter o melhor conteúdo, mas também ofertar uma boa usabilidade, alcançar autoridade no mercado e oferecer ao site de buscas boa leitura das páginas.

Uma estratégia de otimização SEO tem como objetivo mirar em todos esses aspectos.

 

FATORES DE RANQUEAMENTO

Atualmente, no algoritmo do Google, avaliar-se que existam mais de 200 fatores de ranqueamento. É a combinação entre esses fatores que motiva o posicionamento do site nas páginas de resultado da pesquisa.

Os fatores não são abertamente declarados pela empresa, porém, além de algumas informações entregarem alguns segredos, o mercado em si realiza estudos a fim de determinar o impacto de ações específicas no posicionamento da página.

Tendo isso em mente, sabe-se que os fatores de ranqueamento são divididos em dois tipos: on page e off page.

 

On page

Fatores de ranqueamento on page estão presentes diretamente nas suas páginas. Ou seja, são elementos que o SEO tem como intuito otimizar, por exemplo: conteúdo, título, meta descrição, heading tags, imagens, URLs e rich snippets.

Assim, o mecanismo de busca avalia esses fatores para saber o que suas páginas estão dizendo e realizar a indexação de forma correta. Além, claro, de ajudar o buscador perceber se o que está sendo ofertado na página e no site é uma boa experiência ao usuário, seja com a organização ou a informação.

 

Off page

Já no tipo off page, os elementos fora da sua página é que mostram se é ou não uma referência. Basicamente, o SEO aqui tem a intenção de otimizar a autoridade do site com usuários e por meio de outros sites da internet, com foco na obtenção de backlinks.

Exemplos de fatores off page são: quantidade, diversidade e contexto de backlinks, menções à marca, buscas diretas e sinais sociais. Esses fatores demonstram o nível de autoridade de um site na web, e quanto mais receber visitas diretas, menções e backlinks, mais autoridade ela gera no mercado.

 

COMO AUMENTAR O TRÁFEGO ORGÂNICO?

Como vimos até aqui, a otimização SEO para sites é uma ferramenta bastante importante, principalmente se você quer obter um tráfego orgânico. Para começo de conversa, como qualquer estratégia de marketing, é preciso planejamento.

  1. Defina objetivos. Com o SEO é possível aumentar o tráfego orgânico, gerar mais leads e vendas, reduzir custo de aquisição de clientes, educar o mercado e aumentar a autoridade da marca. Busque alinhar esses objetivos aos objetivos da sua marca/empresa;
  2. Defina a persona. A persona é a descrição de um personagem que represente o cliente ideal para sua empresa, que deve ser construída com base em dados reais de clientes, com dúvidas, dores e necessidades reais;
  3. Pesquisa de palavras-chave. Aqui se busca identificar os termos com maior potencial para a estratégia, de acordo com volumes de busca, conversão e competitividade. Elas devem estar ligadas ao seu produto e ao conteúdo que pretende produzir, ajudando a direcionar as pesquisas até o seu site.

Independentemente do seu intuito, tenha noção de que uma estratégia de SEO comumente traz resultados de médio a longo prazo, portanto, não espere por um retorno imediato. Essa, inclusive, é uma das diferenças em relação ao tráfego orgânico e pago.

A otimização de SEO para sites é um serviço que pode ser contratado com uma agência de marketing digital, que vai fornecer as estratégias que melhor irão ranquear o seu negócio com menos investimento e mais segurança.

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