Perguntas importantes para decidir o nome do bebê – Chega de indecisão!

Um dos momentos mais gratificantes e desafiadoras para todo pai e mãe (especialmente para os pais pela primeira vez) é a escolha do nome correto para o nosso bebê.

Que nome lhe colocamos nosso bebê? Como duvidamos se levar o nome do pai ou da mãe,o nome, de qualquer forma tenho um banco, ou outro nome que tenha um significado transcendental? Será que é melhor escolher um nome que foneticamente seja adequado para o (ou os) sobrenomes que ele (ou ela) manter, durante toda a vida?

Efetivamente esta não é uma decisão para ser tomada “leve”: devemos pensar bem esse nome que levará para toda a vida do nosso filho ou filha.Mas por onde começar? Não te angusties que esta pergunta a nós tivemos todos os pais.6 Dicas para escolher o nome certo para o seu filho ou filha

Perguntas a se fazer

  • O que é importante para você e para o seu parceiro? Talvez não se dizem, muitas vezes, mas é indispensável ter em conta aquilo que é indispensável para você e para o seu parceiro. Ou seja, muitos pais escolhem o nome de seus filhos em relação a um tipo de religião que professam (por exemplo, os nomes bíblicos como Mateus, Tiago ou João). Outros preferem ter em conta o nome do avô ou da avó (uma vez que foram significativos para os pais do futuro bebê). Em outros casos, o nome de uma estrela ou famoso, ao que admira é o nome “vencedor” para o nosso filho/a (Kevin ou Arnold). Ter em conta este aspecto é fundamental, e poupar-lhe muito tempo.
  • A escolha do segundo nome. Outro aspecto importante a ter em conta é o segundo nome. Você deve entrar de acordo com o seu parceiro sobre este aspecto, já que muitos pais consideram que com um único nome será suficiente, enquanto outros escolhem um segundo e até um terceiro nome para o seu filho/a.
  • O nomes compostos? Outro ponto importante é a escolha de um nome composto. Por exemplo: José, Maria, Maria Emilia, etc. São nomes que funcionam como um conjunto. Ficam muito elegantes embora muitos pais não se convence…
  • Nomes exóticos ou estranhos. Existem “nomes da moda” para as crianças, mas muitos pais preferem escolher nomes exóticos porque sentem que é melhor que seus filhos levem um nome “não comum”. Alguns destes são: Aristóteles ou Dionísio.
  • Nomes tradicionais. Muitos pais preferem escolher um nome tradicional, seja por costume, ou porque não são amantes dos nomes modernos. Alguns dos nomes mais tradicionais escolhidos são: Diego, José, Daniel, Fábio, entre outros.
  • A importância fonética de nomes. Este é outro aspecto que muitas vezes não se temem conta de forma consciente. É importante, foneticamente falando, que o nome tenha uma certa harmonia com o sobrenome (ou apelido) que o menino ou a menina vai levar.

>> Veja aqui o nosso passo a passo completo para decidir o nome do filho<<

Talvez sintas que se decidiu por um nome e, em seguida, poucos dias depois, muda de parecer…

Isso é completamente normal! Por isso sugerimos que a escolha do nome inicie por volta do 4° ou 5° mês de gravidez, para que tenha tempo de escolher entre um nome e outro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *