Ou seja, embora tenham o instrumento acústico perfeitamente criado para emitir palavras, não sabem usá-lo, seu cérebro não permite.
Os cientistas acabam de descobrir que o cérebro do macaco não esta igual desenvolvido para o fala que o ser humano, e, portanto, não podem. A pesquisa propõe-se que esta espécie apresenta a capacidade vocal para reproduzir a fala humana, porém o que não tem são as conexões cerebrais que permitem emitir esses sons.
Para chegar a esta conclusão, Ghazanfar, e seu colega Tecumseh Fitch, professor de biologia cognitiva na Universidade de Viena, na Áustria, usaram imagens de raios X para capturar e analisar os movimentos das diferentes partes da anatomia vocal de um macaco.
Em vários comportamentos relacionados com a linguagem e a cara os cientistas analisaram a língua, os lábios e a laringe. Todos os dados coletados foram transformados em um modelo de computador que prevê e estimula o alcance vocal de um macaco, baseado nos atributos físicos registrados pelos raios-X.